A integração da abordagem STEAM na Educação Bilíngue.

4 min

A abordagem STEAM é uma perspectiva educacional que enfatiza a interdisciplinaridade e a aplicação prática do conhecimento. Ao incorporar as Artes no tradicional modelo STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o STEAM promove um aprendizado ainda mais criativo e inovador.

 

No cenário educacional contemporâneo, a integração da abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) como prática pedagógica tem se tornado essencial para o desenvolvimento dos estudantes.

 

Este artigo explora a sinergia entre a abordagem STEAM e a Educação Bilíngue, destacando os benefícios dessa combinação para uma formação escolar abrangente e multidimensional.

A abordagem STEAM

A abordagem STEAM, que integra diversas áreas de estudo, tem se destacado nas discussões sobre desenvolvimento educacional desde a Educação Básica.

 

Sua relevância se evidencia na forma como prepara crianças e jovens para enfrentar as demandas da sociedade contemporânea, ressaltando a importância de uma visão integradora no processo educativo.

 

Essa abordagem não apenas desenvolve habilidades técnicas, mas também estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas de maneira multidisciplinar e integrada.

 

Nesse contexto, os estudantes têm a oportunidade de tomar decisões e avaliar resultados, participando de projetos interdisciplinares focados em solucionar problemas reais.

 

Tais experiências proporcionam o desenvolvimento de habilidades cognitivas avançadas, como percepção, reflexão, raciocínio, generalização e a redefinição de conceitos e procedimentos.

 

A prática educacional na abordagem STEAM requer a aplicação de metodologias ativas que colocam o estudante no centro do processo educativo, alinhando-se às necessidades do século XXI.

 

Os pilares são:

  • Ciências (Science): Este pilar foca no entendimento do mundo e do ambiente ao redor no desenvolvimento de habilidades de pesquisa. Permeia conteúdos como biologia, química, física e ciências ambientais, incentivando os estudantes a questionar, experimentar e explorar.
  • Tecnologia (Technology): Relaciona-se com a aplicação do conhecimento científico para resolver problemas práticos e criar novas ferramentas e dispositivos.
  • Engenharia (Engineering): Concentra-se no design e na construção de sistemas. Os estudantes aprendem a aplicar princípios de matemática e ciência para desenvolver soluções eficazes e sustentáveis, fomentando habilidades como pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Artes (Arts): Enfatiza a criatividade e a expressão, integrando artes visuais, música, dança e teatro. A inclusão das artes estimula a inovação, a expressão pessoal e o desenvolvimento de uma apreciação cultural mais ampla.
  • Matemática (Mathematics): Trata da compreensão e aplicação de conceitos matemáticos. Essencial para a análise e resolução de problemas em todas as outras áreas do STEAM, a matemática desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de interpretar dados.

 

Esses cinco pilares do STEAM trabalham juntos para fornecer uma educação completa e integrada, preparando os estudantes para enfrentar os desafios do século XXI com habilidades diversificadas e uma perspectiva global.

A convergência entre STEAM e Educação Bilíngue

A Educação Bilíngue vai além da aquisição de uma segunda língua. Ela envolve um processo imersivo que estimula o pensamento crítico, a consciência cultural e a adaptabilidade cognitiva.

 

Por isso, a combinação da abordagem STEAM com a Educação Bilíngue cria um ambiente de aprendizado dinâmico e globalmente relevante.

 

Esta abordagem permite que os estudantes não só dominem conceitos técnicos, mas também desenvolvam habilidades linguísticas, culturais e artísticas.

 

Por isso, integrar a abordagem STEAM em Escolas Bilíngues ajuda a:

  • Ampliar o Repertório Acadêmico: Os estudantes ganham exposição a um amplo espectro de conhecimentos, habilidades e perspectivas.
  • Desenvolver de Habilidades Multidisciplinares: O modelo STEAM reforça a importância do pensamento crítico e da criatividade, habilidades essenciais em qualquer idioma.
  • Preparar para um Mundo Globalizado: A educação bilíngue, combinada com o STEAM, prepara os estudantes para carreiras internacionais e para a resolução de problemas globais.
  • Promover a Diversidade e a Inclusão: A aprendizagem bilíngue, associada ao STEAM, incentiva o respeito e a compreensão de diferentes culturas e perspectivas.

Viver o inglês

O Currículo Be, com sua abordagem única, apresenta uma solução completa e integrada que está 100% de acordo com as diretrizes da BNCC e padrões internacionais, garantindo uma formação abrangente e proficiente em inglês desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

 

Além disso, a parceria com a National Geographic Learning para os conteúdos de Ciências e Geografia assegura materiais autênticos, enriquecendo ainda mais o processo educacional.

 

As escolas que adotam o Currículo Be não apenas ampliam o repertório acadêmico dos estudantes, mas fomentam habilidades multidisciplinares essenciais, como o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas complexos.

 

Para os gestores escolares que buscam um ensino moderno, dinâmico e alinhado com as demandas contemporâneas, o Currículo Be representa um passo decisivo.

 

O Currículo não só enriquece a jornada do estudante, mas também promove o desenvolvimento das competências necessárias para se tornarem cidadãos globais, líderes e inovadores.

 

Para saber mais sobre as soluções do Currículo Be e como ele pode transformar a realidade educacional de sua instituição, entre em contato conosco.

 

Estamos prontos para ajudá-lo a dar esse passo transformador na educação. Afinal, viver o inglês é muito mais do que aprender inglês.

Flávia Fulgêncio

Flávia Fulgêncio

MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração de Empresas pela PUC-MG. Com 27 anos de experiência em ESL (English as a Second Language) e EFL (English as a Foreign Language), Flávia Fulgêncio é autora de material didático para o anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é Diretora Pedagógica do Be - Bilingual Education.
Search

Conteúdos mais lidos

Em um contexto educacional bilíngue, um tema bastante discutido é o uso do material didático e sua função na aprendizagem

A Educação Bilíngue tem ganhado cada vez mais importância na sociedade contemporânea, especialmente em países com rica diversidade cultural e