A nova marca do Be Currículo Bilíngue, com enfoque no Be que representa o ser bilíngue, se tornar bilíngue. Dois balões, um em cor azul e outro em cor verde, representa o trânsito natural entre as duas línguas, o português e o inglês. Por fim, Currículo Bilíngue representa a sabedoria e o conhecimento pedagógico do Be Currículo Bilíngue, como a melhor solução bilíngue para escolas.

Práticas pedagógicas que encantam: Colégio Logosófico

6 min

Educador, e se dissessem a você que os seus estudantes poderiam ser pequenos exploradores?

 

Fernanda (à esq.) e Jurema

Em 2022, desenvolvemos, com a National Geographic Learning, nossa parceira exclusiva de conteúdo, o projeto Pequenos Exploradores. Nossa assessora pedagógica Milena Mignossi Ferreira, que auxilia o Colégio Logosófico em Goiânia, nos relatou que as educadoras bilíngues Jurema Guerreiro e Fernanda Lorena de Avelar transformaram a proposta em algo simplesmente sensacional, que virou exposição na escola. Continue lendo para ter uma ideia de como foi.

 

 

 

 

O projeto

Em poucas palavras, o projeto convidou crianças da Educação Infantil a serem pequenas exploradoras por meio de processos criativos. Paralelamente, o projeto teve a intenção de aumentar o engajamento das famílias no processo de aprendizagem, bem como dar mais visibilidade ao Currículo Be.

 

Fase 1

Ao todo, o projeto contou com três fases. A primeira foi composta pela visualização da National Geographic Virtual Gallery (Galeria Virtual da National Geographic) 2021-2022 e por atividades relacionadas à exibição, desenvolvidas em parceria com a editora.

 

“Durante a observação da galeria, as crianças puderam analisar o que cada fotógrafo buscou explorar nas imagens. Nosso foco (sugerido pelo Be) foi Rikky Azarcoya, do México, que expôs fotos de leões-marinhos e pinguins na costa do Chile e ao longo da costa do Pacífico”, relata Fernanda.

 

Ela conta ainda que, nas atividades que sugerimos, foi observada a reação dos estudantes ao terem contato com as imagens. Além disso, eles manifestaram seu entendimento sobre cada fotografia e escolheram uma favorita, identificando:

 

  • formas geométricas
  • cores
  • temperatura
  • claro e escuro
  • dia e noite
  • elementos da natureza que compõem o habitat dos animais
  • do que eles se alimentam
  • de qual temperatura precisam para sobreviver

 

Fase 2

Em seguida, foi realizado o projeto “mão na massa”, elaborado pela escritora de materiais educacionais, professora, educadora de professores e criadora estadunidense Danielle Hersey. Ela compartilhou, em vídeo, uma atividade de criação rápida e lúdica, muito prática e sensorial, na qual cada criança construiria um habitat (com direito a neve!) para os animais descobertos pelo fotógrafo e explorador da National Geographic. Jurema conta que fazer a neve foi um “momento de muita alegria para os pequenos”. E Fernanda completa: “A experiência foi inédita e gerou um grande estímulo neles”.

 

 

A transformação

As educadoras decidiram ampliar a experiência na segunda etapa: separaram uma semana para atividades diárias de investigação e experimentação; e, como os estudantes estavam muito estimulados, a sugestão da atividade foi adaptada para enriquecer a experiência e alongar a investigação.

 

A sugestão era que cada um construísse um habitat. Mas as educadoras decidiram realizar a experiência primeiro por turmas, explorando os elementos da natureza que o compõem e analisando as texturas.

Picture of Currículo Be

Currículo Be

Search

Conteúdos mais lidos

A Educação Bilíngue é uma das abordagens pedagógicas no cenário educacional contemporâneo nbsp Oferecendo a compreensão e o domínio de

No Brasil cerca de 2 milhões de pessoas apresentam diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista TEA Alguns dos desafios dessas