Educação Bilíngue no Brasil: Pontos de atenção para gestores escolares

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O cenário educacional brasileiro testemunhou um notável crescimento da Educação Bilíngue desde os anos 90, mas enfrenta grandes desafios na proficiência da Língua Inglesa.

 

Classificando-se na 70ª posição global, segundo dados do EF EPI, mas com uma população que quer adquirir uma segunda língua, existe uma oportunidade de mercado significativa para as escolas que querem implementar soluções bilíngues.

 

Neste artigo, exploramos alguns pontos de atenção que todo gestor escolar deve ter em mente para explorar o universo da Educação Bilíngue e transformar a realidade de toda a sua comunidade escolar.

 

 

Regulamentações para a Educação Bilíngue

As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue estabelecem os alicerces para a Educação Bilíngue no Brasil.

 

Com isso, o país está caminhando para proporcionar uma experiência bilíngue mais robusta, delineando porcentagens específicas do currículo dedicadas à educação plurilíngue em diferentes etapas do ensino.

 

O Currículo Be oferece às escolas conteúdo curricular completo, da Educação Infantil ao Ensino Médio, 100% planejado em inglês e em total consonância com a BNCC e com parâmetros internacionais de educação.

 

 

Formação de Professores

A qualidade da Educação Bilíngue depende diretamente da formação adequada dos educadores bilíngues.

 

Com o avanço pedagógico na área, novos requisitos surgem, como certificações em áreas específicas, formação complementar em Educação Bilíngue e comprovação de proficiência na Língua Inglesa.

 

Essas mudanças têm por objetivo elevar o padrão do corpo docente e garantir uma experiência educacional de alta qualidade.

 

Por exemplo, os educadores de escolas parceiras do Currículo Be recebem gratuitamente formação continuada e curso exclusivo de especialização reconhecido pelo MEC criado em parceria com o renomado Instituto Singularidades de São Paulo.

 

 

Preparo da Comunidade Escolar

A coordenação pedagógica desempenha papel fundamental na preparação da comunidade escolar para a Educação Bilíngue.

 

Manter gestores, coordenadores e colaboradores atualizados sobre as tendências e novidades da Educação Bilíngue é crucial para a aplicação eficaz do Currículo Bilíngue, resultando em melhores resultados de aprendizagem.

 

As escolas parceiras do Be contam com uma assessoria pedagógica integral e altamente qualificada, de modo que os mantenedores e diretores, bem como coordenadores pedagógicos, ainda que não sejam fluentes na Língua Inglesa, encontram na assessoria todo suporte a fim de sentirem-se prontos para acompanhar o dia a dia do desenvolvimento do Currículo Bilíngue de maneira sólida.

 

 

Relação Transparente

Em um contexto de implementação de um Currículo de Educação Bilíngue, estabelecer um diálogo transparente e constante com famílias e estudantes é essencial.

 

O acompanhamento do desempenho dos estudantes e a comunicação eficiente contribuem para a integração dos familiares na rotina da escola, promovendo uma compreensão mais profunda das atividades.

 

Com o Currículo Be, as famílias são parte integrante de todo processo de desenvolvimento bilíngue dos estudantes. Por isso, o Be oferece às escolas parceiras momentos formativos também para esse público. Assim, cada vez mais as famílias participam do dia a dia escolar com segurança, entendendo as mudanças do cenário educacional no ensino de línguas e compreendendo ainda mais sobre o fenômeno do bilinguismo ao qual seus filhos estão expostos.

 

 

Monitoramento do Desempenho da Educação Bilíngue

Após a implementação do Currículo de Educação Bilíngue, acompanhar o desempenho dos estudantes em seus objetivos de aprendizagem é fundamental.

 

Reconhecendo a particularidade de cada estudante, o acompanhamento individualizado permite a adaptação das estratégias de ensino para atender às necessidades específicas, contribuindo para melhores resultados.

 

As escolas parceiras do Be encontram no Currículo uma série de ferramentas e suporte da assessoria pedagógica para criar instrumentos avaliativos que respeitam a ampliação da cultura de avaliação da escola.

 

 

Cultivo de um Ambiente Multicultural.

É essencial proporcionar atividades que permitam a imersão dos estudantes na segunda língua, como investigações científicas, explorações do ambiente, excursões e interações com estudantes de outros países.

 

Essas experiências enriquecem o aprendizado, proporcionando uma compreensão mais profunda da língua e da cultura.

 

E por acreditar que o estabelecimento de espaços multiculturais é essencial para a formação de sujeitos bilíngues, o Be oferecer aos parceiros uma infinidade de recursos que vão desde materiais para a ambientação da escola, a momentos de formação continuada com acadêmicos e exploradores da National Geographic Learning, parceira exclusiva do Be nos conteúdos de Science e World Cultures and Geography.

 

 

Em direção à Excelência Educacional

O preparo da comunidade escolar, a transparência nas relações com famílias e estudantes e o monitoramento contínuo do desempenho tornam-se pilares fundamentais para garantir uma implementação eficaz da Educação Bilíngue.

 

O reconhecimento da individualidade de cada estudante e o cultivo de um ambiente multicultural, conforme determina a BNCC, enriquecem a experiência educacional, transcendendo as barreiras linguísticas.

 

Com o Be os estudantes desenvolvem seu repertório linguístico naturalmente por meio da investigação e da vivência a partir dos conteúdos de Science, World Cultures and Geography, Language e das Be.tracks, unidades curriculares para a composição de Itinerários Formativos do Ensino Médio.

Assim, o Brasil se encaminha para um futuro no qual a Educação Bilíngue não apenas coopera para a superação de desafios, mas se destaca como um modelo de excelência, preparando crianças, jovens e adolescentes para um mundo cada vez mais globalizado e interconectado.

Flávia Fulgêncio

Flávia Fulgêncio

MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração de Empresas pela PUC-MG. Com 27 anos de experiência em ESL (English as a Second Language) e EFL (English as a Foreign Language), Flávia Fulgêncio é autora de material didático para o anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é Diretora Pedagógica do Be - Bilingual Education.
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