O que é Educação Bilíngue?

A educação bilíngue transcende o aprendizado do inglês como um segundo idioma, objetivo comum entre os cursos de língua estrangeira. Esse modelo educacional propõe que o inglês seja utilizado como instrumento para aprendizado de matérias diversas. Em outras palavras, mais do que o ensino do idioma em si, o foco da educação bilíngue é estimular o raciocínio do aluno em uma segunda língua.

Mais do que aprender o inglês, aprender em inglês.

Por que investir na educação bilíngue?


Os cérebros bilíngues têm funções executivas mais desenvolvidas, ou seja, mudam de tarefas mais facilmente e filtram melhor funções desnecessárias. E na infância os benefícios são ainda maiores! Quando uma criança começa a aprender outro idioma em seus primeiros anos de vida, a compreensão da língua materna se torna mais facilitada e o novo idioma se torna mais do que fluente: se torna nativo.

A nova geração de pais está cada vez mais antenada e entende a necessidade do inglês. E as instituições capacitadas a desenvolver as habilidades do século XXI, combinando a educação básica com a aquisição de uma língua adicional, possuem uma grande vantagem competitiva.

BENEFÍCIOS PARA a escola

Escolas que formam alunos com pensamento global levam uma grande vantagem competitiva. No mundo globalizado em que vivemos hoje, os pais estão cada vez mais exigentes ao escolher uma escola para os seus filhos. Portanto, oferecer uma proposta educacional que combine o ensino tradicional com o conhecimento profundo de um segundo idioma será um grande diferencial.

Ao aderir à proposta bilíngue BE, sua escola estará apta a oferecer uma dupla formação, que ao mesmo tempo prepara os seus alunos para o mercado de trabalho no Brasil e abre portas para que eles prossigam seus estudos no exterior.

BENEFÍCIOS PARA os alunos

O bilinguismo favorece a inteligência das crianças e amplia seu pensamento cognitivo. O bilinguismo acelera e aprimora as habilidades de interpretação, lógica e compreensão das crianças. Como defendem alguns dos mais consagrados estudos da psicologia do desenvolvimento, alunos que são expostos, desde cedo, à duas línguas, têm vantagem de pensamento sobre alunos monolíngues.

A educação bilíngue ainda estimula a criatividade e capacidade de associação dessas crianças, que adquirem fluência completa de ambos os idiomas e desenvolvem uma habilidade de compreensão natural para outras línguas.

BENEFÍCIOS PARA OS PROFESSORES

Trabalhar em um espaço multicultural, interdisciplinar e com conteúdo integrado. Professores de escolas que aderem à proposta BE têm a oportunidade de contextualizar o ensino da língua inglesa com outras áreas do conhecimento. Terão acesso a material didático de editora renomada internacionalmente e elaborando aulas que possam não só agregar compreensão didática, como também expandir o conhecimento cultural do aluno.

Além disso, os professores passarão ainda por treinamento especializado em bilinguismo com a equipe do BE.

Blog

outubro de 2021

Contribuições da neurociência para o aprendizado bilíngue na Educação Infantil

Por Rafaella Rapini | Assessora sênior na Equipe Pedagógica Be – Bilingual Education Muitos são os mitos sobre o funcionamento […]

Ver notícia completa

abril de 2021

Entenda o que é preciso ter e/ou oferecer em sua escola para que ela seja reconhecida como bilíngue.

Texto escrito por: Maria Paula – Analista Internacional Be – Bilingual Education —- Uma dúvida que surge nos gestores e […]

Ver notícia completa

junho de 2019

Existe idade certa para aprender uma nova língua?

Qual a idade ideal para aprender uma nova língua? Estudar duas línguas ao mesmo tempo atrapalha o aprendizado uma da […]

Ver notícia completa

fale com um consultor

Preencha os campos abaixo para que um de nossos consultores entre em contato com você!