A nova marca do Be Currículo Bilíngue, com enfoque no Be que representa o ser bilíngue, se tornar bilíngue. Dois balões, um em cor azul e outro em cor verde, representa o trânsito natural entre as duas línguas, o português e o inglês. Por fim, Currículo Bilíngue representa a sabedoria e o conhecimento pedagógico do Be Currículo Bilíngue, como a melhor solução bilíngue para escolas.

Educação para a cidadania global e as contribuições do currículo bilíngue

3 min

Embora o mundo possa estar cada vez mais interconectado, as violações dos direitos humanos, a desigualdade e a pobreza ainda ameaçam a paz e a sustentabilidade. A noção de cidadania foi ampliada como um conceito de múltiplas perspectivas e está vinculada à crescente interdependência e interconectividade entre países nas áreas econômica, cultural e social, por meio de maior comércio internacional, migração, comunicação, entre outros.

 

Essa noção está vinculada também às nossas preocupações com o bem-estar global além das fronteiras nacionais, assim como se baseia no entendimento de que o bem-estar global influencia o bem-estar nacional e local. Apesar de haver diferenças de interpretação, existe um entendimento comum de que cidadania global não implica uma situação legal. Refere-se mais a um sentimento de pertencer a uma comunidade mais ampla e à humanidade comum, bem como de promover um “olhar global”, que associa o local ao global e o nacional ao internacional. Também é um modo de entender, agir e se relacionar com os outros e com o meio ambiente no espaço e no tempo, com base em valores universais, por meio do respeito à diversidade e ao pluralismo.

 

Nesse contexto, a vida de cada indivíduo tem implicações em decisões cotidianas que conectam o global com o local e vice-versa. Em um mundo globalizado e em rápida mudança, é fundamental que as gerações atuais e futuras desenvolvam habilidades para agir no presente e encontrar soluções para os desafios globais do futuro. Sendo assim, o estudante preparado para os desafios do século XXI não é aquele que simplesmente sabe, mas aquele capaz de pesquisar, compreender e expressar seus conhecimentos. A educação escolar deve contribuir para ensinar a viver e ensinar como se tornar um cidadão consciente e transformador.

 

As mudanças ocorridas no processo de ensino e aprendizagem trouxeram mais qualidade à educação; o protagonismo dos estudantes é uma das grandes características da educação neste século. O ponto de partida é reconhecer a relevância da educação na compreensão e na resolução de questões globais quanto às dimensões sociais, políticas, culturais, econômicas e ambientais. Também é necessário reconhecer o papel da educação em ir além do desenvolvimento do conhecimento e das chamadas habilidades cognitivas – por exemplo, leitura e matemática –, a fim de construir valores, habilidades sociais e emocionais e atitudes entre os estudantes. Tudo o que possa facilitar a cooperação internacional e promover a transformação social.

 

A educação do século XXI deve abrir as portas para a valorização das habilidades e para o investimento nas potencialidades do aprendiz, de forma que ele tenha a capacidade de descobrir os próprios caminhos na solução de problemas que se apresentam em sua vida, seja na escola, seja no dia a dia. A educação deve, portanto, adaptar-se constantemente a essas mudanças da sociedade, sem negligenciar as vivências, os saberes básicos e os resultados da experiência humana.

 


 

Picture of Viviane Brykcy Vicente

Viviane Brykcy Vicente

Assessora pedagógica do Be - Currículo Bilíngue. Tem mais de 20 anos de experiência em docência, incluindo 12 anos em gestão e direção escolar de colégios bilíngues e internacionais, com expertise na área de operação escolar e implementação de currículos. Graduada em Letras - Português/Inglês e em Pedagogia. Pós-graduada em Direito Educacional e Práticas de Ensino Bilíngue. Especialização em Neurociências na Escola. Certificada e autorizada em ensino de inglês para falantes de outras línguas pela Cambridge University.
Search

Conteúdos mais lidos

Neste episódio envolvente mergulhamos no universo da formação continuada na educação com destaque para o contexto do ensino bilíngue e

Ainda que as discussões sobre o autismo na Educação estejam felizmente cada vez mais frequentes há ainda muita dúvida tanto