#12 Navegando em águas bilíngues: a coordenação em ação

3 min

Preparados para uma jornada no vasto mar da educação bilíngue? Esse episódio não é só mais um, ele é um episódio especialíssimo, com pessoas muito queridas e que estão unidas pelo amor à educação e, mais especificamente, pela educação bilíngue. Todos nesse episódio vem velejando há algum tempo – uns há mais tempo, outros menos – todos com muito desejo de transformar o mundo por meio da educação.

 

A gente bem sabe que falar sobre o ofício do coordenador pedagógico, sobretudo aqueles que coordenam a educação bilíngue, não é fácil. Por isso, nós convidamos três grandes profissionais, cheios de histórias, dicas e experiências para compartilhar. Eles estão megadispostos a contribuir para que novos capitães integrem as grandes navegações da educação bilíngue mar adentro.

 

Mas a gente quer mesmo são viagens mais tranquilas e com menos tempestades. Então, para isso, ouvir e ser ouvido pode ser considerado uma das maiores habilidades de quem lidera equipes de educadores e também que gerencia as demandas das famílias na escola bilíngue.

 

Well, vem com a gente então que nessa viagem nós teremos muito sucesso. Navegando em águas bilíngues, assim começa o título desse episódio inspirador.

 

Convidados

Ana Paula Guedes

Está há 36 anos na Educação, é professora de surdos de formação e a sua experiência com bilinguismo tinha sido com a Libras. Começou a trabalhar no Colégio Novo Espaço em 2020 e levou o Currículo Be em 2021 para o Ensino Fundamental Anos Finais.

Daniel Tavares

Trabalha como educador há 24 anos, foi professor, assistente de professor, coordenador e teve uma franquia de um curso de inglês. Migrou para a escola, deu aula e transicionou para a coordenação. Vem trabalhando como coordenador pedagógico, já fez trabalhos de coordenação acadêmica também, fazendo planejamento de estudos personalizados voltados para a 3ª série, e agora navegando nas águas desse mundo bilíngue.

Katia Castro

Foi professora de inglês, teve contato com diferentes metodologias de ensino e públicos, foi ajudante de coordenação, é pós-graduada em língua inglesa e foi professora de inglês em escola internacional. É coordenadora do Colégio ECCOS, especializada em práticas de educação bilíngue e atua na formação de professores, no desenvolvimento do currículo da escola e no acompanhamento da formação dos alunos.

 

Apresentador

Pedro Brandão

Coordenador-geral da equipe pedagógica do Be – Bilingual Education, formado em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e pelo Marietta College (EUA). Especialista em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades, com certificado CELTA pela Stafford House (UK). Educador há 16 anos, com experiência em docência, coordenação, assessoria pedagógica e administração escolar em centros de idiomas, escolas bilíngues e internacionais. Educador e formador de educadores em escolas de ensino básico, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 


 

Currículo Be

Currículo Be

Search

Conteúdos mais lidos

Em um contexto educacional bilíngue, um tema bastante discutido é o uso do material didático e sua função na aprendizagem

Como o bilinguismo auxilia no desenvolvimento da compreensão geral da leitura e suas bases, a alfabetização pode se beneficiar muito