A nova marca do Be Currículo Bilíngue, com enfoque no Be que representa o ser bilíngue, se tornar bilíngue. Dois balões, um em cor azul e outro em cor verde, representa o trânsito natural entre as duas línguas, o português e o inglês. Por fim, Currículo Bilíngue representa a sabedoria e o conhecimento pedagógico do Be Currículo Bilíngue, como a melhor solução bilíngue para escolas.

Como é a assessoria pedagógica do Be?

5 min

O Be oferece assessoria pedagógica para acompanhar toda aplicação e desenvolvimento do Currículo Bilíngue nas escolas parceiras, construindo com a escola um Currículo único de Educação Bilíngue.

 

Neste artigo, apresentamos o que faz a assessoria pedagógica oferecida pelo Be ser única.

O que é a Assessoria Pedagógica do Be?

A assessoria pedagógica do Be dá todo o suporte às escolas na implantação e otimização do Currículo de Educação Bilíngue, integrando a língua adicional à língua de nascimento e, assim, contribuindo para a formação integral de sujeitos bilíngues.

 

Esse suporte abrange desde a formação inicial até o acompanhamento da aplicação prática do Currículo Bilíngue, utilizando estratégias que valorizam ambas as línguas igualmente. A assessoria inclui visitas presenciais, suporte remoto e recursos variados, assegurando que a comunidade escolar esteja sempre informada e atualizada sobre as melhores práticas pedagógicas.

 

Ou seja, além da preocupação formativa do estudante, o objetivo da assessoria pedagógica do Be é dar suporte contínuo e próximo às instituições de ensino, garantindo a transparência do que está sendo realizado e assegurando sua eficácia.

Benefícios da assessoria pedagógica para as escolas

Escolas que se beneficiam da assessoria pedagógica do Be experimentam agilidade e melhorias significativas na qualidade do ensino, na motivação dos educadores, no desempenho acadêmico dos estudantes e no engajamento das famílias.

 

A assessoria pedagógica do Be proporciona diversos benefícios às instituições de ensino, incluindo:

  • Suporte Personalizado: Oferece acompanhamento adaptado às necessidades específicas de cada escola e de cada educador, garantindo a eficácia na implantação do Currículo e um acompanhamento humanizado, de educador para educador.
  • Apoio para Gestores: Por meio de recursos atualizados em tempo real, os gestores podem acompanhar a evolução na implantação do Currículo e tomar decisões baseadas em dados que promovam ainda mais as escolas.
  • Formação Continuada: Disponibiliza formação continuada certificada e feita sob medida para a escola, disponível para toda comunidade escolar (educadores, estudantes e famílias). Além disso, o Be oferece um curso de extensão de 130 horas com certificado reconhecido pelo MEC já em consonância com os parâmetros do Conselho Nacional de Educação para oferta de educação plurilíngue no Brasil. Essas oportunidades constantes contribuem efetivamente para a consolidação de educadores, gestores e de toda comunidade escolar atualizadas com as melhores práticas pedagógicas bilíngues.
  • Implantação Eficiente: Facilita a implementação de um Currículo que integra o ensino da língua de nascimento e da língua adicional, promovendo um ambiente de aprendizagem seguro, inclusivo e abrangente.
  • Recursos Diversos: Utiliza diversos recursos para facilitar a comunicação e a verificação da aprendizagem, assegurando que todos os membros da comunidade escolar possam se inteirar dos processos.
  • Comunicação Direta e Constante: Mantém as escolas informadas sobre progressos e novidades por meio de relatórios, e-mails, e reuniões, possibilitando uma parceria transparente e construtiva.

 

Estes benefícios contribuem significativamente para o desenvolvimento de um ambiente educacional rico e inclusivo, que valoriza a diversidade linguística e cultural. 

 

Além disso, a assessoria pedagógica do Be é integral para toda comunidade escolar (gestores, educadores, estudantes e famílias) e, durante toda parceria, conta com especialistas em Educação Bilíngue qualificados, sem a necessidade de investimentos adicionais por parte da escola.

Como a assessoria pedagógica funciona na prática?

O Be disponibiliza uma infinidade de recursos e canais para poder se comunicar com as escolas, além de um acompanhamento próximo, presencial e remoto.

 

Com a assessoria pedagógica, os coordenadores, diretores e educadores têm a possibilidade de acompanhar o que está acontecendo durante todo o processo educacional bilíngue, com relatórios, sessões de feedback e documentações, disponíveis também em português.

 

O Be sempre se comunica ativamente com as escolas por e-mail e por WhatsApp e estamos disponíveis integralmente, a qualquer momento, de maneira remota. Além disso, temos dashboards de acompanhamento, calendário de reuniões presenciais e muitas outras formas de auxiliar a escola. A comunidade escolar estará sempre atualizada e informada de tudo, por mais que não estejam na sala de aula.

 

Os coordenadores encontram na assessoria todo apoio que precisam para planejar de maneira estratégica e com base em evidências trazidas a partir da aplicação do Currículo Bilíngue.

A visita do Be na sua escola

Ao longo do ano, o Be agenda visitas presenciais em cada uma das nossas escolas parceiras, para atender o calendário escolar da melhor forma possível.

 

O objetivo das visitas, além de acompanhar a aula do educador, é dar feedback de todo o processo de ensino-aprendizagem, com contribuições para o planejamento de planos individuais de desenvolvimento para educadores e para toda escola, sempre com uma proposta realista e humana.

Suporte Remoto o tempo todo

As escolas parceiras do Be têm contato direto de todos os assessores e coordenadores pedagógicos, e podem acionar o suporte em grupo ou individualmente, como quiserem e no momento que precisarem.

 

O time pedagógico do Be estará sempre disponível para reuniões e consultas por meio de plataformas digitais, permitindo maior agilidade na discussão de planejamentos de ações pedagógicas, sugerindo eventos e outras datas comemorativas, como feiras de ciências, e, oferecendo acompanhamento integral, mesmo à distância.

 

Desse modo asseguramos que, independentemente da localização geográfica das escolas, todo e qualquer suporte para a implantação e desenvolvimento do Currículo e para a resolução de desafios pedagógicos seja acessível e ágil, garantindo que as escolas recebam orientações e feedbacks contínuos para suas atividades educacionais.

Como dar início à parceria com o Be?

As escolas interessadas podem entrar em contato com o Currículo Be por meio deste link para discutir as necessidades específicas e iniciar a implantação do Currículo de Educação Bilíngue, com um plano de ação personalizado para cada escola mesmo antes da implantação.

O Be é a luz no fim do túnel

A assessoria pedagógica proporcionada pelo Be é uma aliada valiosa para escolas que buscam a excelência educacional bilíngue. Com suporte especializado, as instituições podem alcançar resultados impressionantes, beneficiando educadores e estudantes.

 

Leia mais conteúdos sobre Educação Bilíngue e como levar o Be para sua escola, clicando aqui!

Flávia Fulgêncio

Flávia Fulgêncio

MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração de Empresas pela PUC-MG. Com 27 anos de experiência em ESL (English as a Second Language) e EFL (English as a Foreign Language), Flávia Fulgêncio é autora de material didático para o anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é Diretora Pedagógica do Be - Currículo Bilíngue.
Search

Conteúdos mais lidos

Na Escola Interamérica, nossa parceira em Goiânia, a colaboração vibrante entre coordenação, educadores e estudantes culminou em um evento único

A Educação Bilíngue é uma das abordagens pedagógicas no cenário educacional contemporâneo.   Oferecendo a compreensão e o domínio de