Escola Bilíngue: Conheça o conceito da vez na educação

março de 2018

Com certeza, você já deve ter ouvido o termo “educação bilíngue” pelo menos uma vez na vida. Nos últimos anos, esse conceito vem ganhando grande destaque, com inúmeras escolas aderindo ao bilinguismo e cada vez mais alunos interessados em fazer parte dessa nova tendência. Mas você sabe o verdadeiro significado por trás de uma escola bilíngue? Que tipos de benefícios ela traz para os seus alunos e professores? Descubra tudo isso neste post!

Escola bilíngue, no sentido amplo da palavra, define-se por uma instituição de ensino que divide sua grade curricular entre dois idiomas. Ou seja, além do uso da língua materna, o aprendizado do conteúdo acadêmico é complementado através de uma língua adicional.

A maioria das escolas bilíngues do Brasil oferecem o ensino da língua inglesa como parte de sua carga horária. Nesse caso, algumas matérias são lecionadas em inglês e outras em português. Esse tipo de proposta vem sendo bastante procurada por pais que querem proporcionar aos seus filhos uma formação global e abrangente, viabilizando mais oportunidades no mercado de trabalho ou até mesmo uma possível graduação no exterior.

 

Quais os benefícios de uma escola bilíngue?

  • Para os alunos

O bilinguismo acelera e aprimora as habilidades de interpretação, lógica e compreensão do aluno. Crianças que estudam em uma escola bilíngue expandem sua visão de mundo, desenvolvem o seu pensamento cognitivo e antecipam a consciência metalinguística.

Além disso, como defendem alguns estudos consagrados da psicologia, alunos que são expostas, desde cedo, à duas línguas, têm vantagem de pensamento sobre os demais. Sem contar que o modelo de ensino bilíngue ainda estimula a criatividade e capacidade de associação destes alunos.

 

  • Para os professores

Professores de uma escola bilíngue têm a oportunidade de contextualizar o ensino da língua inglesa com outras áreas do conhecimento, elaborando aulas que possam não só agregar compreensão didática, como também expandir a visão de mundo dos alunos.

Adicionalmente, ao se capacitar para ser um professor de escola bilíngue, o profissisonal estará sendo formado para uma tendência educacional. Essa qualificação fará com que ele se torne mais competitivo e esteja bem preparado para as exigências do mercado de trabalho atual.

 

  • Para a própria escola

No mundo globalizado de hoje, os pais estão cada vez mais exigentes ao escolher uma escola para os seus filhos. Portanto, oferecer uma proposta educacional que combine o ensino tradicional com o conhecimento profundo de um segundo idioma será um grande diferencial.

Ao aderir à proposta bilíngue, sua escola estará apta a oferecer uma dupla formação, que ao mesmo tempo prepara os seus alunos para o mercado de trabalho no Brasil e abre portas para que eles prossigam seus estudos no exterior.

 

Conheça a proposta do Be! 

O Be – Bilingual Education é um projeto pioneiro em implantação de ensino bilíngue nas escolas do Brasil. Com proposta inovadora, nossa equipe dá todo o suporte necessário para que sua escola se adeque ao bilinguismo de maneira coerente e efetiva.

Nosso foco vai muito além de fazer com que o inglês esteja presente na rotina do aluno através da contextualização da língua com temas variados e superficiais. Capacitamos as escolas para oferecer uma formação acadêmica contínua e consistente de ciências e geografia em inglês, com conteúdo programático e desenvolvimento sequencial.

Para isso, oferecemos material didático exclusivo na América do Sul, em parceria com a renomada editora internacional National Geographic Learning. Adicionalmente, escolas que aderem à nossa proposta recebem todas as orientações para se estruturar, contratar e capacitar os seus profissionais de maneira adequada.

Quer saber mais? Fale com um consultor Be e entenda porque oferecemos a metodologia ideal para tornar a sua escola bilíngue!

fale com um consultor

Preencha os campos abaixo para que um de nossos consultores entre em contato com você!