Saiba por que aderir ao bilinguismo na educação básica

março de 2018

A busca por instituições de ensino que ofereçam um programa bilíngue na educação primária aumenta a cada dia. Portanto, a fim de se manterem competitivas no mercado, escolas em todo o Brasil estão buscando se adaptar a esta nova tendência educacional.  Mas você sabe, de fato, qual a importância do bilinguismo na formação básica do aluno?

O bilinguismo tem sido objeto de vários estudos recentes no campo da educação. Sua popularidade vem muito em função das capacidades que uma formação bilíngue proporciona à criança. Segundo especialistas, ao contrário do que alguns pais pensam, aprender em dois idiomas não representa um atraso para o desenvolvimento linguístico de seus filhos, mas sim um grande benefício.

 

Bilinguismo na educação básica

Os alunos educados em uma escola bilíngue se relacionam com o inglês de maneira completamente diferente dos que estabelecem o primeiro contato com a língua através de um curso extracurricular. O bilinguismo permite que a aquisição do inglês seja feita de forma natural, em que o idioma nada mais é do que um instrumento para o aprendizado do conteúdo acadêmico.

Em outras palavras, a criança que faz um curso de inglês aprende a se comunicar socialmente. Já aquelas que desde cedo são expostas a uma educação bilíngue, também terão o domínio do idioma no âmbito acadêmico, demonstrando melhor performance em diversas áreas do conhecimento, como a lógica e cognitiva.

Daí, vem a diferença entre aquisição e aprendizado. No modelo bilíngue, o inglês não é aprendido de maneira formal, como seria em um curso de idiomas. Ele é adquirido como um segundo idioma, no qual a criança desenvolve total domínio e fluência. A escola, por sua vez, passa a ser um ambiente multilinguístico, que oferece ao aluno uma formação abrangente e diversificada.

 

Vantagens do bilinguismo para o aluno

O bilinguismo, além de ajudar no aprendizado de uma nova língua e facilitar a comunicação, traz outra série de vantagens para as crianças. Veja algumas delas abaixo:

  • Estimula a concentração e criatividade

Em uma escola bilíngue, crianças não só estão constantemente expostas a dois idiomas, como também aprendem a interpretar informações e desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade em ambos. Em outras palavras, a metodologia bilíngue permite que o aluno encontre diferentes maneiras de lidar com uma mesma situação. Além disso, o modelo educacional bilíngue ainda estimula capacidade de concentração e análise crítica do aluno!

 

  • Proporciona formação global

A escola bilíngue permite que os alunos estudem em um espaço de conhecimento compartilhado e multicultural. Assim, proporciona uma formação global, em que diversas questões de interesse internacional são levantadas e discutidas em sala de aula. Escolas que aderem à proposta Be ainda poderão oferecer aos seus alunos material didático produzido pela National Geographic Learning, uma renomada editora internacional.

 

  • Aumenta o leque de oportunidades

Com uma formação bilíngue, o aluno estará mais preparado para lidar com as exigências do mercado de trabalho atual. Além da fluência em inglês, ele também terá um currículo em consonância com os padrões internacionais de ensino. Isso aumenta as suas chances de prosseguir os seus estudos no exterior, pleitear bolsas ou até mesmo trabalhar em alguma multinacional de renome.

No Be – Bilingual Education, damos todo o suporte às escolas brasileiras interessadas em oferecer um programa bilíngue de qualidade. Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores!

Veja também:

Escola Bilíngue: Conheça o conceito da vez na educação

fale com um consultor

Preencha os campos abaixo para que um de nossos consultores entre em contato com você!